Primeira habilitação: 7 dicas para passar de primeira

Procura-se futuros motoristas que estão em processo de obtenção da primeira habilitação. Você se identificou? Quer saber como passar de primeira nas provas de CNH? Acompanhe a leitura!

Sem dúvidas, tirar a primeira habilitação é um marco na vida de muitas pessoas. Mas, para aumentar a sua chance de conseguir a tão sonhada carteira de motorista, é preciso estar preparado! 

O nervosismo e as dezenas de dúvidas sobre se habilitar são comuns, mas com as dicas práticas e eficazes desse artigo, é possível passar nas provas teórica e prática de habilitação na primeira tentativa.

Primeira habilitação
Primeira habilitação

7 dicas para passar de primeira

Prepare-se! Para tirar a primeira habilitação é importante dedicação e estudo. Estudar os materiais e participar ativamente das aulas teóricas e práticas são tarefas essenciais para chegar lá.

Para passar de primeira no exame de CNH, recomenda-se que o futuro motorista, se possível, familiarize-se com o veículo do exame antes da prova e faça os testes simulados do Detran. 

Veja abaixo as 7 dicas práticas para passar de primeira na prova de habilitação:

  • Estude o conteúdo teórico com dedicação

Estudar os assuntos que mais caem na prova, fazer testes simulados online e o estudo diário são fundamentais para realizar uma boa prova;

  • Chegue cedo no local do exame

Chegar com antecedência, sem pressa, no local que você vai fazer a prova vai ajudar no nervosismo. Não estude até o último minuto, tente não sobrecarregar sua mente;

  • Faça o básico bem feito

> Regule o banco sem comprometer o espaço dos braços e pernas;
> Ajuste os retrovisores na altura da sua visão;
> Se for moto, não esqueça de abaixar a viseira;
> Cinto de segurança;
> Siga as regras, demonstre atenção e segurança

  • Conheça o percurso do exame prático

Peça para o seu instrutor para vocês treinarem nos locais de avaliação, assim você se familiariza com o percurso e diminui o nervosismo no dia da prova.

  • Não vá com dúvidas

Você tem o seu instrutor, as aulas, amigos e familiares que podem auxiliar nas muitas dúvidas que virão. Portanto, chegue preparado! 

  • Realize as ações devagar

Você está em uma prova que requer atenção e não tem muita experiência com a direção. Pense no que fazer antes de agir, você tem tempo e se preparou para esse momento. Apenas mostre o que você sabe.

  • Esteja calmo e concentrado

Como já foi dito, é comum estar nervoso no momento do exame, mas manter-se calmo é fundamental para realizar uma boa prova e te prepara para o dia-a-dia no trânsito. Nessa ocasião, estar calmo é importante para lidar com as situações inesperadas e as possíveis emergências que virão.

  • Dirija defensivamente

A direção defensiva é ter cuidado no trânsito a fim de evitar acidentes apesar da direção de outros motoristas e situações adversas que acontecem nas vias de trânsito. 

Por fim, a dica mais valiosa: confie no seu potencial. Todo condutor já tirou a primeira habilitação e entende o nervosismo do momento, inclusive o seu instrutor. Faça a sua parte que você vai passar de primeira!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.