Introdução ao mercado de ações: como começar a investir com mais segurança

Introdução ao mercado de ações: como começar a investir com mais segurança
mercado de ações

Entenda tudo sobre o mercado, como proteger e multiplicar seu patrimônio

mercado de ações

Você já ouviu falar no mercado de ações, mas ainda não investe nele? Pois saiba que está perdendo uma das maiores oportunidades de aumentar seu patrimônio. Afinal, a história mostra que esse é um caminho que pode ser promissor para prosperar e até fazer fortunas. 

Howards Marks, Luiz Barsi Filho, Warren Buffett: estes são apenas alguns exemplos de investidores que fizeram grande fortuna no mercado de ações. Mas mesmo que você não se torne um bilionário, as ações ainda servem como forma de proteger e multiplicar seu capital.

Ações são “pedaços” de empresas que você pode adquirir através das bolsas de valores. Por exemplo, a ação AAPL é um “pedaço” da gigante de tecnologia Apple, enquanto BBAS3 é um “pedaço” do Banco do Brasil. E ao adquirir essas ações, você pode ser dono de parte dessas empresas e de várias outras listadas em bolsa.

Se você não sabe o que são dividendos ou tem receio de investir em ações, fique tranquilo e venha conosco. No texto de hoje, vamos te explicar tudo sobre o mercado de ações e os seus termos, bem como trazer dicas sobre como você pode investir melhor e com mais segurança.

O que é o mercado de ações

A bolsa de valores nada mais é do que um mercado, um local de negociação, que reúne milhares de pessoas que buscam adquirir ações de empresas listadas na B3. Em uma ponta, há os detentores de ações que desejam vender sua participação nas empresas; na outra, estão os compradores que desejam adquirir ações.

Cada ação negociada na bolsa de valores é, na verdade, a representação do capital total de uma empresa. Ao contrário de você ter que pagar milhões para ser dono da companhia inteira, na bolsa de valores, você pode investir valores menores e ser dono de uma parte do negócio.

Em contrapartida, as empresas que abrem capital na bolsa de valores também se beneficiam do mercado de ações, já que conseguem obter dinheiro sem precisar recorrer a bancos no momento do IPO. Já para os investidores, a bolsa facilita o acesso à compra de frações de grandes empresas, permitindo o investimento com um valor muito menor do que se a pessoa tivesse que adquirir uma grande parte da companhia, e podendo obter lucros de acordo com a valorização das ações ou através de dividendos.

Como operar na bolsa

Em primeiro lugar, você deve abrir uma conta em uma corretora de valores, que é a instituição que te dá acesso à bolsa. Você não pode negociar ativos antes de ter essa conta. 

Feito isso, você deverá mandar os documentos solicitados e esperar a aprovação da conta. Em seguida, com a conta aprovada, a corretora te dará acesso à plataforma de negociação de ações, chamada de home broker. É com ela que você consegue ter acesso a dados sobre as ações.

Utilizar o home broker pode ser difícil se você for um investidor iniciante, mas não se preocupe. Nesse caso, você só precisa conhecer três funções básicas da ferramenta, que são:

  • Código do ativo: é composto por quatro letras e um ou dois números. O já citado BBAS3 é o código das ações do Banco do Brasil, mas você pode encontrar os códigos de todas as ações no site da B3;
  • Quantidade: quantas ações você deseja comprar ou vender;
  • Preço: valor que você deseja pagar na operação. É possível fazer a compra ao preço atual de mercado ou colocar um preço que você quiser.

Formas de ganhar dinheiro com ações

Caso a empresa consiga se manter competitiva e fazer suas vendas e participação de mercado aumentarem, mais pessoas investirão em suas ações, fazendo os preços subirem. 

Isso, por sua vez, faz com que o capital inicial que você investiu aumente de valor. Trata-se da valorização das ações, que faz o ganho de capital ser uma das formas com as quais você pode ganhar dinheiro com ações.

Mas se você não planeja vender suas ações e realizar os ganhos de capital, então, os dividendos são a melhor forma de retorno. Eles são pagos aos acionistas por algumas empresas quando tem lucro e decide devolvê-los como forma de remuneração. 

Diversificação

“Nunca deixe seus ovos na mesma cesta” é uma das primeiras frases ensinadas no mercado de ações. Ou seja, você jamais deve confiar seu dinheiro em um único tipo de investimento ou empresa.

Por isso, a diversificação é a sua maior aliada no mercado, especialmente se você é um investidor iniciante. Tenha mais ações e seja “dono” de várias companhias, o que vai te oferecer proteção contra eventuais crises. Além disso, essa estratégia irá permitir que você consiga ter mais oportunidades de encontrar uma boa empresa, e caso ela se valorize, o seu patrimônio tende a aumentar no longo prazo.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.